top of page

Tim Burton é um dos diretores mais peculiares que já a apareceu na indústria cinematográfica contemporânea, e pouca gente discordaria disto, mesmo não o tendo como um dos diretores favoritos como eu tenho. Primeiro, porque na aparência física o cara já te mostra que o mundo dele não oscila na mesma frequência em que grande parte das pessoas se encontra. Segundo, pela habilidade em contar boas histórias sabendo colocá-las em uma atmosfera onde o mistério se torna um personagem tão importante quanto os representados pelos atores.

 

Talvez o público Blockbuster conheça apenas alguns poucos filmes de Burton, como Alice no País das Maravilhas, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver, mas a filmografia dele é muito mais vasta, com algumas obras-primas obrigatórias como Eduard Mãos de Tesouras, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, Sweeney Todd (O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet) e o primeiro longa do Batman, de 1989.

 

Mesmo com muitos grandes filmes no currículo e uma personalidade pouco convencional ele ainda consegue surpreender de tempos em tempos. Essa semana surgiu no youtube um curta de Burton feito quando ele ainda trabalhava na produção técnica de animações da Disney (na verdade, uma de suas primeiras experiências profissionais). Como vinha se destacado nos projetos que participava recebeu carta branca para realizar uma animação para o Halloween de 1983. Decidiu realizar então uma releitura de João e Maria, dos irmãos Grimm. Mas como personalidade pouca é bobagem para Burton ele bagunçou o coreto no estúdio da “Terra Encantada”. Ele não se intimidou, fez uma releitura perturbadora do clássico, bem diferente dos padrões da época para filmes infantis, contrariando o gosto que seu patrão tinha por princesas limpinhas e pássaros fofinhos que ajudam os príncipes metrossexuais a acharem o caminho até suas lindas donzelas. O resultado? Não poderia ser outro.  O curta foi exibido apenas uma vez pelo canal da Disney e desapareceu da face da Terra do Nunca. O Curioso é que não se encontra menção ao filme nas filmografias de Burton pela internet, pelo menos se não for feita uma busca com mais cuidado e profundidade.

 

Bom, mas para nossa felicidade e curiosidade alguém disponibilizou o filme na integra no youtube. Em minha opinião, o filme mostra um Tim Burton ainda pouco maduro no roteiro e na montagem, mas já se mostra um dos diretores mais ousados esteticamente do cinema contemporâneo.

 

P.S. Jínior Silva não tem o visual gótico de Burton, mas tem certeza de que muita gente o acha um cara obscuro

 

 

Você  pode conferir abaixo o filmes "proibido" de Burton. 

 

 

O Filme "Proibido" de Tim Burton

A Obscura Visão de Um Clássico Infantil 

bottom of page